17 de set. de 2012

Trocando o velho pelo novo com a primavera!





Trocando o velho pelo novo com a primavera!


É chegada a nossa querida primavera! Época do desabrochar das flores, do clima mais ameno (ok... nem tanto assim, mas de qualquer forma temos a predominância de um clima mais agradável) e com ela um tempo mais seco, pois a Terra está mais próxima do Sol.

Seguindo um principio básico do Ayurveda, o Ritucharya, é interessante para a nossa saúde adaptarmos nossos hábitos de vida e alimentação de acordo com a mudança das estações. Afinal, este milenar conhecimento, assim como outras linhas orientais de terapias alternativas, compreende que a natureza e os ciclos da terra tem uma influência direta na nossa saúde.

Por exemplo, no inverno a Terra está mais distante do Sol,  e tende a ficar mais úmida e fria, e com isso nossa capacidade de digestão também é diminuída; porque de alguma forma precisamos reter mais energia no corpo para enfrentar as quedas de temperatura. Esta capacidade de digestão é chamada de Agni, nosso fogo digestivo,e com ele diminuído tudo aquilo que ingerimos que não somos capazes de metabolizar (os excessos), se acumulam em forma de toxinas no corpo- AMA.  E isso não acontece somente com os alimentos mas com tudo aquilo que os nossos órgãos dos sentidos são capazes de captar.

Então este "lixo" acumulado no inverno pode ser removido com algumas técnicas simples, adquirindo alguns novos hábitos (literalmente trocando o velho pelo novo) agora na primavera! Onde o Sol esta mais próximo da Terra, facilitando a diluição deste Kapha acumulado na estação anterior. Um período excelente para realizarmos grandes transformações na nossa conduta, livrando-nos de velhos condicionamentos. São caminhos a serem escolhidos!

Por outro lado, é um período também onde todas as alergias brotam, assim como as flores que desabrocham. As rinites alérgicas e coriza são bem comuns neste período, mas podemos aliviar seus sintomas com algumas mudanças simples.

De uma maneira geral o Ayurveda indica uma dieta de primavera morna e com quantidade não excessiva; deve-se aumentar a ingestão dos sabores picante e adstringente, moderar o sabor doce e salgado e evitar os sabores amargo, ácido e excessivamente doce. Alimentos muito frios também devem ser evitados. Cortar todos os laticínios e farinhas brancas, pois elas aumentam o acúmulo do muco.

Aumentar o uso de especiarias como pimenta-do-reino e malagueta, semente de mostarda, gengibre, cúrcuma, coco, cardamomo, cominho, canela, coentro, manjericão. Usar freqüentemente chás de ervas digestivas, como erva doce e hortelã, com gengibre e/ou canela e chás adstringentes, como dente-de-leão, camomila, jasmin, lavanda, morgango, hibiscus, mate. 

É um bom período para movimentar o corpo, aumentando o calor interno e secando ainda mais o Kapha. Principalmente pela manhã! Acordar um pouco antes do Sol nascer e evitar dormir entre 6h e 10hs da manhã, pois é um período onde a energia Tamásica (letargia, sonolência, inércia, preguiça) esta predominante! E também nos ajuda a perder aqueles quilos extras trazidos pela hibernação invernal! 

Precisamos nos habituar a acordar um pouco antes do nascer do Sol, e absorver esta energia trazida pelo Astro Rei.

Tratamentos de limpeza dos seios da face com o uso do Jala Neti, Pranayamas (especialmente Kapalabhati), dietas, jejuns, e massagens desintoxicantes são ótimas para serem realizadas neste período!

Vamos remover aquilo que não nos serve mais, abrindo espaço para o novo! 

Tenha uma linda primavera!


4 comentários: