14 de jul. de 2011



Especiarias para ajudar os Kaphas neste inverno.

Para começo de conversa, vamos entender rapidamente o que são dos Doshas, princípios biológicos fundamentais do Ayurveda.

Como falei anteriormente, tudo que existe no universo é composto pelos 5 elementos (Pancha Mahabhutas) que são: espaço (Akasha), ar (Vayu), fogo (Agni), água (Jala) e terra (Prithvi). A matéria é composta da combinação destes elementos, em diferentes proporções. Podemos perceber substâncias mais densas e mais leves.

Um exemplo fácil para entender são as frutas: a banana tem mais quantidade do elemento terra que a uva, que tem em sua composição mais do elemento água. Alimentos feitos a partir de farinha, como pães, massas e bolos, são mais pesados que os legumes e vegetais, que em sua maioria contem mais água e ar na sua composição. Além disso, outra caracteristica muito importante das substancias é a sua potencia;  transmitir calor ou frio quando em interação com o nosso corpo.

Tudo no Ayurveda é baseado neste balanço entre: frio e quente, sol (surya) e lua (chandra), noite e dia.  É um conceito bem lógico, mas que rege todos os princípios terapêuticos desta prática.

Os doshas são as forças funcionais do corpo, e são responsáveis por todos os processos que mantém a vida. A palavra dosha tem o significado de impureza, pois quando existe um desequilibrio destas forças, o resultado são o aparecimento das doenças. Existem três doshas: Vata, Pitta e Kapha.

Vata é formado por ar e espaço, Pitta por fogo e água e Kapha por água e terra. Estes três doshas quando em equilíbrio trazem saúde ao corpo. Mas vamos nos concentrar no dosha Kapha quando está em desequilibrio!

Por ser formado por água e terra, já conseguimos entender que suas qualidades são: pesado (guru), estático(sthira), macio (slakshna), olesoso(snigha), denso (sandra) e frio (seeta); caracteristicas da água e da terra. Transfira isso para o corpo, e você conseguirá entender estas propriedades associadas com a nossa fisiologia. Precisamos de terra para o crescimento do nosso corpo e para nos mantermos eretos. Estrutura, densidade. Precisamos de água para nutrir os tecidos e manter as articulações lubrificadas; óleo, maciez! Enfim, isto representa Kapha no corpo, e cada individuo terá em sua composição corporal diferentes quantidades deste dosha, mas todos nós temos ele presente. O sitio, ou seja, a casa onde mora este elemento no corpo é a parte alta (peito e cabeça).

Quando em desequilíbrio, ou seja, quando temos um aumento deste elemento no corpo (Vridhi), todas estas caracteristicas vão estar agravadas. Sentiremos sensação de peso e dores de cabeça, fadiga, aumento de muco, nariz escorrendo, desconforto na garganta, etc. Os sintomas, inicialmente são sempre sentidos no seu próprio sitio!

Como eu disse Kapha é frio! E nas temperaturas frias ele naturalmente se agrava. Resultando nos famosos resfriados. Vou escrever aqui algumas dicas que o Ayurveda nos trás para evitar que este dosha se acumule ainda mais, e também o que podemos usar para aliviar estes sintomas:

- Durante esta estação, evite comer comidas muito pesadas, gordurosas e de difícil digestão, isso só vai aumentar a sensação de peso no corpo; evite refeições frias (saladas) ou alimentos crus.

- Respeite os horários e se alimente entre 6:00 e 18:00hs. Evite comer muito a noite;


- Não durma durante o dia;

- Prefira os sabores punjentes (especiarias picantes), amargos e comidas quentes. Evite doces, alimentos muito salgados e azedos;

- Abuse de especiarias como: cardamomo, cumimho, cúrcuma, asafétida, canela, gengibre, pimenta preta e semente de mostarda; elas podem ser usadas nos chás e no preparo das refeições;

- O mel pode ser usado, pois ele ajuda a reduzir Kapha. Embora de sabor doce, dentro do corpo ele tem uma outra potencia (Vipaka; veremos isso mais adiante) que ajuda a secar o Kapha e reduzir o muco. Mas fique muito atento com a qualidade do mel! Deve ser 100% puro, sem adição de melados ou açucares, pois isto pode causar aumento de kapha, constipação intestinal e produção de toxinas! Um verdadeiro veneno!

- Limão: Esta é uma boa polêmica! Nossa avó dizia que limão é bom para curar o resfriado pois contém vitamina C. Ok, mas na visão do Ayurveda não é bem assim! Limão é azedo (Amla),o que aumenta o dosha Kapha e também Pitta (fogo e água). Ele tem a propriedade de ser adstringente, e limpar o trato respiratório e remover o muco, ok! Mas isso só faz aumentar a chance de infecções e produzir mais muco, ou seja, não ajuda em nada no resfriado! Uma boa fonte de vitamina C é o romã, use a fruta fresca ou sucos.

Anote aí uma receitinha ayurvédica para os Kaphas aliviarem os sintomas do resfriado e aquela dorzinha chata na garganta:

Ingredientes:

600ml de água
1 col chá de pimenta preta em pó
3 col de sopa de açucar mascavo
1/2 raíz de genbibre seco
1 col de chá de cominho (seco ou fresco)

Pode acrescentar um punhado de folhas de Tulassi (no brasil é conhecido como manjerição de folha larga, remédio do vaqueiro) amasse as folhas e coloca para ferver junto com os outros ingredientes, se não tiver as folhas tudo bem!

Para aqueles que tem bastante Kapha em sua constituição podem colocar uma colher de sopa de café para ferver junto, que ajuda a melhorar o sabor e também reduz Kapha, mas tome somente 1x ao dia com o café!

Deixar ferver por 10 a 15 minutos e filtre. Tome 3x ao dia!

Um grande beijo a todos!
Namaste!

2 comentários:

  1. Adorei esse texto, vai me ajudar muito a explicar certas coisas.
    Valeu Loirona!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Maszá guria hein!!!! Super profi! Em breve se quiseres podemos organizar um workshop contigo aqui em Porto, que tal? bjokas linda! grata pelas dicas, é mais ou menos o que eu já venho fazendo!

    ResponderExcluir