13 de jul. de 2011


Kati Basthi: Tratamentos localizados para dor.

Um segundo grupo de tratamentos que quero apresentar para vocês, são os tratamentos localizados. São aplicações de óleo medicado em uma articulação que esta sofrendo por falta de lubrificação. Quando sentimos  dor ou dificuldade de movimentar uma articulação, uma causa muito comum é a secura do liquido responsável por lubrificar e manter os tecidos conectivos saudáveis e em bom funcionamento.

Segundo o Ayurveda, estes problemas estão relacionados com o elemento AR, que por diversas razões está aumentado dentro do corpo, seja por consequencia de alguma doença, falta ou excesso de uso de uma articulação, ou pelo próprio envelhecimento. Outra causa também apresentada, são os excessos de toxinas (AMA) que impedem  fluxo deste AR, bloqueando os canais por onde ele deveria circular. Ao ser impedido de manter o seu fluxo normal, o ar se acumula e entra em contato com um tecido, causando secura e falta de lubrificação. Uma grande parte dos tratamentos utilizados são para promover a oleação do corpo, seja internamente ou externamente; para devolver a elasticidade e nutrição destes tecidos. Em conjunto, se faz uso dos tratamentos de purificação, que removem as toxinas limpando e desobstruindo os canais de ar  (prana ou energia vital).

Devemos pensar no nosso corpo como uma máquina, que rotineiramente precisa de reparos! Somos feitos de engrenagens e sistemas de encaixe muito delicados, por isso precisamos estar atento as suas necessidades! 

Vamos ao tramento!
A foto acima mostra um tratamento especifico para dores lombares, o procedimento é feito da seguinte maneira:

Um mistura de farinha integral e água para fazer a massa;
Moldar em formato circular e aplicar na região a ser tratatada (pode ser qualquer articulação);
Aquecer o óleo medicado com propriedades para pacificar o dosha Vata (responsável pelo aumento de ar no corpo), e aos poucos ir preenchendo o espaço com óleo.
Manter o óleo sempre aquecido e trocar quando necessário.

Manter por no mínimo 30 a 45 minutos, fazer por no mínimo 3 vezes, e acompanhar a evolução.

Depois de retirar a massa, fazer uma massagem local.

Caso o procedimento seja feito com a massagem no corpo todo, primeiro faz a massagem e depois o Basti.

Pode ser feito com óleo de gergelim, ou algum outro óleo com propriedades nutritivas. Os óleos mais utilizados no Ayurveda são:

Sahacharadi Thailam: Indicado para problemas do dosha Vata e dores em geral.
Karpooradi Thailam (Cânfora): Alivio rápido da dor, bom para casos agudos.
Balaswagandhi Thailam: Para fraqueza e falta de nutrição ou contraturas musculares.

Se o paciente estiver muito fraco pode usar Sahacharadi + Karpooradi juntos!

Namaste!

Nenhum comentário:

Postar um comentário