10 de out. de 2011


Rotina Diária (Dinacharya)



Segundo o Ayurveda, a disciplina de uma rotina fortalece o nosso organismo e a nossa imunidade. Em algum momento da história, o ser humano se separou da natureza. Vivemos num ritmo antinatural. Nós nos tornamos cada vez mais afastados da natureza. Passamos a trata-la como objeto externo. Investimos num mundo totalmente artificial (comida, relacionamentos, alimentação...). E essa agenda artificial diminui nosso poder de ajustamento do stress. Ficamos perturbados por este estilo de vida.

E em função da vida estressante que levamos, é importante que seja mantida uma rotina saudável para  prevenir o aparecimento das doenças. Este cenário ainda é agravado em cidades onde predominam os climas secos e altas taxas de poluição no ar.

Para aqueles que se submeteram ao tratamento de Panchakarma (ações de desintoxicação) propostos pelo Ayurveda é de extrema importância que sejam adotadas algumas destas medidas preventivas. .

A prática do Dinacharya (rotina diária) pode se tornar um ritual muito prazeroso, desde que praticados com bom-senso e disciplina. Os efeitos são visíveis, tanto na beleza da pele e cabelos, quanto na percepção e eficácia dos órgãos dos sentidos. 

Acordar:

É indicado acordar antes do sol nascer, isso promove paz mental e é refrescante para o corpo.

Ao acordar movimente o corpo e com o coração cheio de amor e alegria agradeça por um novo dia que começa! A gratidão traz um sentimento profundo de bem-estar e paz.

Então é hora de realizar suas limpezas diárias:

Levante e tome um copo de água morna, pode pingar uma gota de limão para desaparecer a náusea que a água pode causar. Esta água tomada pela manhã estimula o peristaltismo intestinal. Tente tomar a água e se encaminhar para o banheiro, isso auxilia o funcionamento do intestino.

Lave o rosto, olhos, narinas e boca.

Olhos: Misture uma colher de chá de Triphala, para uma xícara de água e deixe ferver por 10 minutos, deixe esfriar, coe e lave os olhos com esta decocção. Isso auxilia na limpeza e diminui a irritação nos olhos. Após esta limpeza pingar duas gotas de Ghee com auxilio de um algodão nos olhos ( derreta o Ghee em banho maria e em temperatura ambiente molhe o algodão e pingue nos olhos). A visão se torna mais clara, limpa, sem irritações. Pode realizar esta técnica quando o ar estiver muito seco, os olhos irritados, inflamados,ou 2 vezes ao dia como parte de sua rotina diária.

Narinas: Pra limpeza das narinas é muito bom o Jala Neti , recipiente onde se coloca água filtrada com um pouco de sal, ou soro fisiológico morno.



Um recipiente especial, o lota, é necessário para esta prática. O lota pode ser feito de plástico, metal, louça ou qualquer outro material que não contamine a água. O importante é que a ponta do bico do lota adeque-se confortavelmente à cavidade da narina, de forma a não deixar que a água vaze. A água deve estar na mesma temperatura do corpo e deve ser adicionada uma quantidade de sal na proporção de uma colher de chá por litro de água. A adição de sal assegura que a pressão osmótica da água seja igual à dos líquidos corporais, dessa forma minimizando qualquer irritação à membrana da mucosa nasal. Se for sentida alguma dor durante a prática, pode ser em função da quantidade de sal administrada, por isso o soro fisiológico é uma ótima alternativa.
     
Após realizar o Jala Neti, deve-se pingar duas gotas de óleo de gergelim para lubrificar as narinas. Também pode com o Ghee morno molhar seu dedo mínimo nele e introduzir em uma narina, depois a outra realizando uma leve massagem, rodando o dedo para o sentido horário e anti-horário.

O ideal é realizar esta técnica 2 à 3 vezes por semana,se você tem rinite alérgica, no primeiro mês é aconselhável diariamente, depois volta para recomendação geral.

Ouvidos: Gotas de óleo nos ouvidos (Karnapurana):  Condições, tais como zumbido nos ouvidos, cera de ouvido em excesso, problemas de audição, são todos devido ao aumento do dosha Vata nos ouvidos.  

Colocar 5 gotas de óleo de gergelim morno em cada orelha pode ajudar esses transtornos.

Boca: Escovar os dentes para remover todas as impurezas da região, prevenindo doenças da boca e gengivas. Pós medicinais como a Triphala podem ser usados para esta higienização. A limpeza da língua é muito importante para prevenir o mau-hálito e trazer clareza para sua voz. Um instrumento de metal pode ser usado, não são aconselhados raspadores de plásticos, pois são difíceis de higienizar. Se você não possui um raspador de prata ou metal, como alternativa pode usar uma colher e raspar suavemente a língua com o lado côncavo. A saburra, ou seja, o produto final obtido com a raspagem é um indicativo de como vai a saúde e vitalidade dos nossos orgãos. 

É recomendável a realização de gargarejos com óleos medicinais. No Ayurveda esta técnica é chamada Kabala, isto é, mover o líquido medicinal dentro da boca. Pode ser usada água morna para remover o excesso de Kapha e outras impurezas. Ou óleo de gergelim para melhorar a força da voz e dos dentes, prevenindo as cáries e dores de dente, e também com mel para curar as aftas.

Banho: Assim chegou a hora do seu banho, o banho nos deixa limpo para um novo dia , restaura o equilíbrio e relaxa. A água fria refresca e limpa corpo e mente, aumentando o Agni. A água quente nunca deve ser aplicada na cabeça, sempre do pescoço para baixo, pois não é saudável para os olhos e cabelos.

Aplicação de óleo no corpo (auto-abhyanga): A utilização de óleo no corpo relaxa, pacifica vata, ou seja, estados de ansiedade, traz ânimo, longevidade, nutre e dá brilho a pele. Aqueça o óleo em banho maria , e passe por todo o corpo, na direção dos pelos, céfalo-podal.

Todo ser humano precisa receber óleo no corpo. O óleo é o melhor medicamento para pacificar Vata. O equilíbrio de Vata é fundamental para se ter saúde. Vata é o dosha que se desequilibra com mais facilidade.

Na medida em que o tempo passa, iremos aumentando Vata no corpo.

Além disso os benefícios obtidos são:

Flexibilidade às articulações;
Torna firme a musculatura;
Os movimentos do corpo ficam livres; 
Melhora a circulação do corpo;
Melhora a eliminação dos Malas (excretas);
Produz relaxamento. 

Deixe agir (penetrar) o óleo por alguns minutos, este é um bom momento para a sua prática diária de yoga, com o óleo ainda no corpo! A prática de ásanas e pranayamas são a chave para um corpo e mente saudáveis.

Se sentir necessidade, tomar uma ducha rápida somente para tirar o excesso de óleo do corpo.

Óleos mais indicados:

Para Vata: Óleo de gergelim quente
Para Pita: Girassol ou óleo de coco mornos
Para Kapha: Girassol ou mostarda quentes

Satvritha (Ética para a vida): Saúde e felicidade dependem de uma atitude também mental. Realize todos os seus deveres de acordo com seu dharma (consciência de justiça) é uma parte muito importante da sua rotina diária. Porque felicidade é impossível sem o Dharma. Compaixão, caridade e educação trazem paz e calma para a mente. "Ahimsa" – não prejudicar outros seres humanos fisicamente ou mentalmente é considerado a parte mais importante do Dharma.

Segundo Dr.Vasant Lad: "Ayurveda is a Sansckrit word that means "the science of life and longevity." According to this science, every individual is both a creation of cosmic energies and a unique phenomenon, a unique personality. Ayurveda is the art of daily living in harmony with the laws of nature."

Sábias palavras Guruji!




2 comentários:

  1. Parabéns Bhá, muito boa suas dicas como sempre.
    Pra mim, acho complicado passar o óleo e praticar, pq carimbo td com óleo.
    Paz!

    ResponderExcluir
  2. Você pode colocar uma canga em cima do tapetinho, que você só usa para a pratica, aí não mela muito não!!!! Obrigado querida, muitos beijos!!!

    ResponderExcluir