Descomplicando o Ayurveda


Magia negra? Feitiçaria? Bruxaria? Tudo isso e mais um pouco? 

Este espaço foi criado a partir da necessidade de compartilhar as perguntas que diariamente recebo sobre Yoga e Ayurveda. A sua dúvida pode ser a dúvida de outra pessoa! 

E as portas estão abertas para outros terapeutas e professores colocarem suas opiniões e assim vamos criando, ampliando e divulgando mais informações sobre estas ciências ancestrais. O objetivo aqui é descomplicar! Responder de forma simples e lógica, de forma que todos possam entender e aos poucos incorporar hábitos mais saudáveis em suas vidas! Namaste!


Mande sua pergunta para: bhayoga@hotmail.com

________________________________________________________________________

Perdi uma grande quantidade de cabelo, passei por graves ondas de estresse. Ataques de raiva seguidos por uma melancolia profunda. Minhas unhas estão com marcas brancas horizontais. Tenho um ritmo de vida muito intenso, trabalho além da conta, e sinto que perdi minhas forças. O que eu posso fazer?


Neste caso, o básico é pegar um pouco mais leve na rotina e pensar numa reestruturação do seu estilo de vida! Podemos pensar pensar em Pancha Karma, que são ações de desentoxicação do corpo. Você realmente precisa fazer Bastis porque é o melhor remédio para vata! E junto umas sessões de abhyanga+shirodara para dar bastante óleo ao corpo! Por acaso o problema das unhas não é fungo? Porque se for a gente pode fazer uma decocção de triphala para vc mergulhar as unhas! Mas como te falei, este problema é sistêmico, a unha é só um reflexo de como o seu vata está aumentado! Não sei se existe algum outro sintoma no físico, como dores nas articulações ou se é mesmo o estresse e a perda da cabelo. Tomar um pouco de leite morno com ghee a noite (um copo de leite e uma colher de sopa de ghee), colocar mais óleo na comida, comer mais nozes, castanhas, e sempre comida quentes! Não coloca muito sal no preparo dos alimentos, evitar sabores amargos, comidas secas e muito leves! Comer nos horários certos! Neste caso 3 ervas serão boas pra vc, shatavari, aswaganda e goduchi, e você vai administradas sempre!!! OK! Um beijo.

_________________________________________________________________________

Uma pessoa que tem tonturas, tipo laberintite mas não é (fez exames e não é)... é o que?
Sente tontura nas posturas que abaixam a cabeça e nas invertidas, sente tipo uma estrangulamento na parte do pescoço. Qual sua opinião?


Neste caso é só ela evitar estas posturas. Pode ser algo relacionado com a pressão arterial ou mesmo inicio de glaucoma, que pode causar pressão na cabeça. O que ela pode ter é vertigem! Da para ela a invertida sobre os ombros com as pernas apoiadas na parede, ela deita no chão e apoia as pernas na paredes, é mais restaurativo, ela não vai sentir tontura e tem os benefícios da posição (retorno do fluxo sanguíneo, alivio de cansaço nas pernas, etc).

Vê como ela se sente, pede para ela ter bastante cuidado com a respiração, nunca trancar a respiração! Se alimentar antes da aula para não se sentir fraca, Se ela não se sente bem nas posturas de equilíbrio oferece uma variação, com os pés apoiados chão, ou apoiada na parede!

Espero ter ajudado!

__________________________________________________________________________

Você pode me indicar alguma erva natural para a circulação sanguinea eu agradeço! Sinto muitas dores nas pernas, mais nas batatas. Dificuldade para dormir e a memória um pouco mais afetada; e aumento dos vazinho (varizes). Cuido muito da minha alimentação e não entendo porque isso está acontecendo? O que eu posso fazer?


Uma coisa muio boa para fazer é misturar 10 gotas de oleo essencial de vetver (ou vetiver...) numa base de óleo vegetal, pode ser gergelim ou mesmo girassol (uns 20ml) que é super bom pra circulação, fazer diariamente massagem nas pernas, principalmente na batata das pernas com este óleo que vc medicou com o vetver! Você pode usar alguns purificadores do sangue também, que ajudam a deixar o sangue mais limpo e mais fluido. Misture duas colheres de café de cúrcuma (açafrão) com água morna (meio copinho já esta ótimo) tomar antes de dormir e pela manhã! Também pode usar uma decoção fria de uva passa preta: Coloca umas 15 uvinhas num copinho com agua em temperatura ambiente a noite e e quando vc acordar vc toma esta agua e come as uvas também! É otimo para purificar o sangue! Isso que vc está me relatando é sinal de agravação de Vata, seria muito bom você receber oleações (abhyanga), semanalmente, ou quinzenalmente! Principalmente te ajudaria no sono e nos problema de circulação! Dependendo do caso, podemos pensar em uma purgação leve! O fato da sua alimentação ser boa é ótimo, mas o que pesa mesmo é a sua digestão e capacidade do seu corpo assimilar os nutrientes, por isso é bom fazer limpezas leves! Enfoca nesta auto-massagem que vai muito bom, o vetver vc encontra no mundo verde, a marca WNF é muito boa, pq tem que ser de boa qualidade!!! Cuide-se!